terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Votação é adiada mais uma vez - Na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


 GRATUIDADES

Representantes de estudantes e aposentados protestaram no plenário durante a sessão de ontem

Caxias do Sul – Um pedido de vista do vereador Marcos Daneluz (PT) adiou por 10 dias a retomada da discussão em primeiro turno do projeto que retira do texto da Lei Orgânica do município a concessão de gratuidades no transporte coletivo urbano. O trecho da lei que pode ser retirado é o que prevê passe livre para pessoas acima de 60 anos de idade e o direito de 75 passagens mensais com 50% de desconto para estudantes que utilizam o transporte da Viação Santa Tereza (Visate).

A questão mobilizou representantes de alunos e aposentados no plenário da Câmara na sessão de ontem. Alguns levaram cartazes com frases de protesto.

– O meio passe garante também a permanência dos estudantes em sala de aula. Analisando os últimos meses, teve o aumento da passagem (do transporte coletivo), no fim do ano passado. Um aluno que usa dois ônibus para ir e dois para voltar gasta mais de R$ 10 por dia. Somado a isso, teve o reajuste das mensalidades da universidade. Seria um retrocesso (acabar com o benefício) – afirmou o acadêmico de Relações Públicas e secretário-geral do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Claudir dos Santos, 24 anos.

O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do município, Jorge Gilberto Leite, 60, também acredita que a mudança na Lei Orgânica prejudicará os idosos, pois a alteração abre uma brecha para que pessoas entre 60 e 65 anos possam percam a gratuidade.

– Não deveria haver esse debate porque (o benefício) é uma conquista dos aposentados com muita luta. E tem outra questão: se os aposentados tivessem uma aposentadoria digna, não precisaria haver passagem de graça, porque teriam condições de pagar – reclamou.

O presidente promete organizar uma mobilização entre os associados da entidade para que estejam presentes na Casa quando o tema retornar à pauta, provavelmente no dia 14 de fevereiro.

Nenhum comentário: