quinta-feira, 9 de junho de 2011

Consultor defende licitação para transporte intermunicipal

Palestra reuniu funcionários da Agência e membros de Grupo de Cooperação entre Governo do Estado e MP
 
Contratado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) para auxiliar na elaboração de estudo sobre os mercados de transporte intermunicipal, o consultor Saul Quadros apresentou palestra para funcionários da Agência e para membros de Grupo de Cooperação entre o Governo do Estado e o Ministério Público, na última quarta-feira (01/06). Durante o encontro, o engenheiro defendeu a licitação como forma de regularização do serviço, argumentando que os problemas no setor não serão resolvidos por decreto e que as empresas precisam de prazos para se adaptar às mudanças necessárias.
O transporte intermunicipal de passageiros é um dever do Estado, e concedido pelo Poder Executivo. No caso do Rio Grande do Sul, o responsável pela política pública é o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Daer) e, nos casos de aglomerações urbanas, a Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional). Cabe à Agergs regular e fiscalizar essa política, assim como colaborar na proposição de melhores práticas e procedimentos para o setor. É nesse sentido que a Agência contratou o especialista em planejamento de transportes para prestar auxílio na elaboração de um termo de referência para contratação de empresa que desenvolverá estudos para definição dos mercados regionais de transporte intermunicipais de longo curso.
Para o conselheiro-presidente da Agergs, Edmundo Fernandes da Silva, o momento é de reavaliar o serviço prestado no Estado. Enfatizando que o trabalho da Agência pretende melhorar a qualidade de vida dos usuários, com eficiência e melhoria nas linhas e estações rodoviárias, mas garantindo atratividade econômica às concessionárias, trazendo desenvolvimento ao nosso Estado. Durante o encontro, também foi apresentado pelo palestrante a sugestão da concessão de linhas casadas, onde a aquisição de uma rota com grande fluxo traga junto uma linha considerada menos rentável.
Participaram da mesa de abertura do evento, além do conselheiro-presidente e do palestrante, os conselheiros Guilherme Socias Villela e Luciano Schumacher Santa Maria, assim como o procurador de justiça do MP, Cesar Faccioli. Participaram do debate funcionários de todos os setores da Agência, membros da Cage (Contadoria e Auditoria-Geral do RS), da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e da Secretaria de Infra-estrutura e Logística (Seinfra) e da Casa Civil do Estado.

http://www.agergs.rs.gov.br/site/noticias_detalhe.php?idNoticia=7268&titulo=Consultor%20defende%20licita%E7%E3o%20para%20transporte%20intermunicipal

Nenhum comentário: