terça-feira, 7 de junho de 2011

Acordo sobre transporte público em Estância Velha está próximo.

Socaltur e Viação Montenegro já entregaram o contrato para análise da prefeitura.

O impasse entre as concessionárias de transporte coletivo em Estância Velha está próximo de ser resolvido. As empresas Socaltur e Viação Montenegro já entregaram a proposta de acordo e as reuniões para definir as bases do contrato estão encerradas. “Trabalhamos juntos na elaboração da tabela de horários e escalas”, afirma o supervisor técnico de Transportes da Socaltur, Ulisses de Nonoai Calixto. “Não queremos criar uma falsa expectativa, mas a previsão é iniciar a operacionalização do consórcio no dia 20 de junho”, comenta o gerente operacional da Viação Montenegro, Julio Hoerlle.
ANÁLISE
A formalização do acerto agora depende das análises da prefeitura e da Câmara de Vereadores para posterior encaminhamento à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Os serviços prestados não contentavam os usuários do sistema, já que havia oferta excessiva de linhas para alguns bairros e insuficiente em outras regiões da cidade.
Implementação de itinerários

Os representantes das empresas de transporte coletivo alegam que alguns ajustes ainda serão necessários até a implementação dos novos itinerários e horários. “Toda mudança necessita de uma fase de maturação”, justifica o gerente operacional da Viação Montenegro, Julio Hoerlle. Depois de implantado o sistema, os usuários poderão escolher qualquer veículo das duas empresas para chegar ao seu destino. “Vamos buscar o equilíbrio no atendimento”, reforça Hoerlle.
Os passageiros esperam pela melhoria dos serviços prestados. “A Viação Montenegro largava a gente sempre na metade da faixa. Às vezes, era necessário viajar escondida”, comenta a recreacionista Márcia de Oliveira, 37 anos.
Paradas ecológicas - As mudanças não se resumem às frotas, horários e itinerários. A cidade também será beneficiada com novos abrigos ecológicos. Um dos protótipos já foi instalado na Rua Presidente Vargas (foto), junto da Praça 1.º de Maio, no Centro. A tendência é de que o projeto seja definitivo para as paradas de Estância Velha. Os modelos serão fabricados a partir de plástico que teria como destino o lixo.
Novidades
Entre as novidades propostas está a criação de duas linhas troncais para atravessar a cidade e abastecer três terminais: um na Rua João XXIII, do bairro Rincão dos Ilhéus, outro junto do Pavilhão de Atividades Múltiplas (PAM) Balduíno Weber e o último perto do Pavilhão de Atividades Culturais (PAC) Reinato Enio Trein. “A grande vitória alcançada para nossos moradores é que, além de termos uma grade de horários adequada às necessidades, com um único bilhete de passagem será possível ir a Novo Hamburgo”, comemora o prefeito José Waldir Dilkin. A intenção das empresas é dividir os custos e as receitas das operações. Os ônibus receberão, futuramente, uma pintura padronizada.
ENTENDA
A Socaltur tem a concessão dada pela prefeitura de Estância Velha para as linhas internas da cidade. Já a Viação Montenegro possui a autorização da Metroplan para linhas intermunicipais e para passar por dentro da cidade
Há cerca de oito anos está em andamento uma ação judicial da Socaltur contra a Viação Montenegro, cobrando o valor pago por passageiros que foram transportados pela empresa no perímetro de Estância Velha
Em novembro do ano passado, a Viação Montenegro diminuiu o número de linhas que atendiam os bairros alegando que eram deficitárias. Em fevereiro desse ano, os passageiros que iriam desembarcar dentro da cidade passaram a não ser mais recolhidos pela empresa
Empresas selaram um protocolo de intenções onde se comprometem a estabelecer uma parceria operacional e definiram novos horários e itinerários

http://www.diariodecanoas.com.br/estancia-velha/322857/acordo-sobre-transporte-publico-na-cidade-esta-proximo.html

Nenhum comentário: