Foto: Fernanda Tatsch/Metroplan |
O Conselho Estadual de Transporte Metropolitano –
CETM aprovou, com a emenda do relator revisor representante da FRACAB, Adriano
Araújo, que propôs a inclusão de um período experimental de 90 dias, com
efetivo monitoramento do SAAC e da fiscalização da Metroplan, conforme Adriano,
o objetivo inicial da travessia hidroviária é o de beneficiar os usuários
metropolitanos, a nossa preocupação é que o usuário que queira embarcar em
Guaíba ou em Porto Alegre, seja prejudicado por causa dos embarques no novo
terminal, o usuário metropolitano não pode ter dificuldades de embarcar por
causa desse novo ponto de parada, enfatizou Adriano.
O modal que completou um ano no dia 31 de outubro
terá um atracadouro na Zona Sul de Porto Alegre, em frente ao BarraShoppingSul.
As obras já estão sendo realizadas e a previsão de início das viagens é para o
mês de janeiro.
O transporte hidroviário é fiscalizado pela
Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), que é
responsável pela mobilidade urbana na Região Metropolitana de Porto Alegre
(RMPA). O píer terá extensão de 30 metros dentro do Guaíba. Ao início dos
serviços, serão oito viagens por dia. A tarifa será de R$ 5 da Zona Sul ao
Centro da capital e R$ 7,25 até Guaíba. Atualmente, em Porto Alegre o único
terminal está localizado no Cais do Porto, no Centro. A operação do sistema é
feita pela empresa Catsul e a obra foi custeada pela Multiplan.
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